Notícias

Anticoncepcional engorda?

Anticoncepcional engorda?

 Muitas mulheres acham que após começar a usar anticoncepcionais, engordaram. No entanto, o uso de anticoncepcionais não leva diretamente ao aumento de peso, mas sim faz com que a mulher passe a acumular mais líquidos, passando a ter a sensação de que está mais inchada. A retenção de líquidos além de deixar a mulher com sensação de inchada, também aumenta a propensão para ter celulites. Assim, a melhor maneira de evitar esse efeito da pílula é por meio de uma alimentação balanceada e prática regular de exercícios.

Normalmente quanto maior a concentração de hormônios na pílula, maior é a retenção hídrica que pode haver. No caso da injeção anticoncepcional, que se toma a cada 3 meses, o aumento de peso em função da retenção hídrica pode ser maior, levando ao inchaço, sensibilidade mamária e sangramentos irregulares. Nesse caso, a mulher deve realizar atividades físicas mais intensas para evitar a sensação de inchaço.

Como usar o anticoncepcional sem ficar inchada


Para evitar a sensação de inchaço após o uso de pílulas anticoncepcionais, podem ser adotadas algumas medidas de acordo com o tipo de anticoncepcional, como por exemplo:

Anticoncepcionais orais: Para tomar a pílula sem ficar inchada, deve-se fazer exercícios físicos com regularidade. Basta meia hora de caminhada diariamente para conseguir aumentar a circulação sanguínea e, consequentemente, diminuir a retenção de líquidos;


Injeções anticoncepcionais: No caso das injeções, é recomendada a realização de exercício físico que aumente os batimentos cardíacos e garanta mais condicionamento físico 1 hora por dia, pelo menos 5 vezes por semana, como o body pump e a corrida, por exemplo.
Além disso, a mulher pode recorrer a sessões de drenagem linfática ou pressoterapia 1 vez por semana, pois melhoram a circulação sanguínea e estimulam a eliminação do excesso de líquidos do organismo.

É importante também investir nos alimentos diuréticos, pois promovem a eliminação dos líquidos em excesso, diminuindo a sensação de inchaço.

 

 

Fonte: Tua Saúde

Copyrights © 2018: Clínica Dr. Renato Nisenbaum - Todos os direitos reservados
site desenvolvido pela Vioti Comunicação