Notícias

Novembro Azul reforça a importância do combate ao câncer de próstata

Novembro Azul reforça a importância do combate ao câncer de próstata

 Descobrir cedo a presença do câncer é a principal maneira de combatê-lo. O diagnóstico precoce aumenta em 90% as chances de cura. Apesar disso, ainda é difícil confrontar a enfermidade. Hoje, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, perdendo apenas para o tumor de pele não melanoma.

 
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a doença foi  a que mais cresceu em 2018 entre pessoas do sexo masculino: mais de 68 mil brasileiros devem terminar o ano com o câncer. No Distrito Federal, serão pelo menos 850. Por ano, aproximadamente 13,8 mil homens morrem no Brasil devido à doença. Entre 1980 e 2014, 251.370 perderam as vidas em decorrência de um câncer na próstata. Para urologistas, os números são alarmantes.
 
“O homem não tem a cultura de ir ao médico. Para exames com urologistas, então, a resistência é ainda mais evidente. Muitos têm um pensamento bastante arcaico e carregam preconceitos e tabus. Entretanto, as técnicas de tratamento e cirurgia são cada vez melhores. Atualmente, temos plenas condições de reverter a maioria dos quadros”, explica o chefe da unidade de urologia do Instituto Hospital de Base e presidente da Sociedade Brasileira de Urologia no DF, Guilherme Coaracy.
 
Em 17 de novembro, celebra-se o Dia Mundial de Enfrentamento ao câncer de próstata. Por conta disso, desde 2003 o mês é destinado para a divulgação de campanhas de conscientização contra a doença. Para o urologista Sidney Abreu, o Novembro Azul é fundamental para o combate à enfermidade. “É nessa época do ano que os homens mais procuram atendimento. Nos outros meses do ano, não se fala sobre isso, infelizmente. Mas seria importante que eles buscassem ajuda não apenas em novembro, pois este é um câncer com alto potencial de cura”, diz.
 
Fonte: Correio Brasiliense

Copyrights © 2019: Clínica Dr. Renato Nisenbaum - Todos os direitos reservados
site desenvolvido pela Vioti Comunicação