Notícias

Por que a gravidez é contada em semanas? Qual a maneira correta de contar?

Por que a gravidez é contada em semanas? Qual a maneira correta de contar?

Recebi esses questionamentos e achei muito interessante.

Começando pela segunda questão, calculamos o tempo de gestação em semanas , a partir do primeiro dia da última menstruação. Desta forma ao completar 40 semanas teremos uma gestação completa de 9 meses. Essa conta funciona de maneira perfeita para pacientes com ciclo menstrual regular, e com intervalo de 28 dias entre cada ciclo.

No entanto, nem todas as pacientes tem esse ciclo tão perfeitinho, e além disso muitas gestações atualmente ocorrem pós tratamento de fertilização; o que fazer nesses casos?Felizmente há solução. É recomendado que toda gestante realize uma ultrassonografia no início da gestação. Nesse exame sera medido o comprimento crânio-nádega do bebê , e através desta e de outras medidas poderemos saber com exatidão o tempo de gestação.

Na gestação, durante o pré-natal, muitos cuidados são realizados em períodos específicos. Por exemplo: usg morfológico de primeiro trimestre de 11-14 semanas, de segundo trimestre de 20-24 semanas, etc.

Para facilitar o acerto no período de cada cuidado, o uso da contagem em semanas facilita bastante. Isso também se aplica em entender melhor o desenvolvimento fetal que feito semanalmente facilita bastante. Quando pensamos em 1 mês, isso torna o espaço de tempo muito mais amplo, dificultando um bom controle. Acredito ser esse o principal motivo do controle semanal.


Espero ter ajudado vocês a entenderem essas questões.


Atenciosamente,
Doutor Renato Nisenbaum

Copyrights © 2018: Clínica Dr. Renato Nisenbaum - Todos os direitos reservados
site desenvolvido pela Vioti Comunicação