Notícias

Saiba se pode ser menopausa

Saiba se pode ser menopausa

Os sintomas da menopausa normalmente têm início entre os 45 e 55 anos de idade, quando a menstruação passa a ser irregular e surgem problemas como ondas de calor, aumento da produção de suor e pele e cabelos ressecados.

A menopausa acontece devido à diminuição na produção dos hormônios responsáveis pelos ciclos menstruais e fertilidade da mulher, e a intensidade dos seus sintomas varia de acordo com cada organismo.

Sintomas que confirmam a menopausa:

Se tem mais de 40 anos e acha que pode estar entrando na menopausa, veja os sintomas:

1. Menstruação irregular;
2. Ausência de menstruação por 12 meses seguidos;
3. Ondas de calor que começam de repente e sem causa aparente;
4. Suores noturnos intensos que podem interromper o sono;
5. Cansaço frequente;
6. Alterações de humor como irritabilidade, ansiedade ou tristeza;
7. Dificuldade para dormir ou menor qualidade de sono;
8. Secura vaginal;
9. Queda de cabelos;
10. Diminuição da libido;

Estes sintomas e a sua intensidade variam de mulher para mulher, porque enquanto algumas não apresentam qualquer alteração, outras apresentam sintomas muito intensos e difíceis de ignorar.

A idade da menopausa também varia de uma mulher para outra. Em média, ela ocorre perto dos 50 anos, mas há mulheres que iniciam a menopausa antes dos 40 e há quem passe por ela depois dos 52, dependendo da genética e do estilo de vida da mulher.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da menopausa é feito com base nos sintomas que a mulher apresenta e a sua principal característica é ficar sem menstruar por pelo menos 12 meses consecutivos.

Além disso, o médico também poderá solicitar a realização de um exame que verifica a taxa de FSH no sangue para comprovar a menopausa. Veja mais sobre os exames que identificam a menopausa e como fazer o teste de farmácia.

Em que consiste o tratamento

O tratamento para menopausa é indicado para mulheres que manifestam sintomas muito intensos que comprometem sua vida profissional, familiar e afetiva. Ele pode ser feito com o uso de medicamentos receitados pelo ginecologista à base de estrogênio e progesterona, mas é contraindicado para mulheres que apresentam hipertensão descontrolada ou colesterol alto. Neste caso, pode-se sugerir a suplementação com soja, por exemplo.

Outra opção para o tratamento da menopausa é utilizar plantas e ervas medicinais, como Agnocasto (Agnus castus), Dong quai (Angelica sinensis) ou Erva-de-são-cristóvão (Cimicifuga Racemosa), sob orientação médica. 

Fonte: Tua Saúde

 

Copyrights © 2019: Clínica Dr. Renato Nisenbaum - Todos os direitos reservados
site desenvolvido pela Vioti Comunicação