Notícias

Você sabe quando o corrimento vaginal indica um problema?

Você sabe quando o corrimento vaginal indica um problema?

Embora qualquer líquido que saia da vagina seja popularmente chamado de corrimento vaginal, tal denominação é usada nos consultórios apenas quando uma secreção indica anormalidade. "Isso quer dizer que, mesmo causando desconforto em algumas mulheres, a eliminação de muco é um processo natural do corpo, resultado da descamação de células de pele da vagina e do colo do útero", explica os ginecologistas.

 
Vale dizer, entretanto, que alguns sinais podem indicar problemas mais sérios e que cuidados diários com a higiene íntima podem agravar ou amenizar o quadro.
 
"Toda mulher apresenta secreção vaginal", afirmam. O que muda é a intensidade desse fluxo, que varia de pessoa para pessoa e de acordo com a fase da vida da mulher. Mulheres que passaram a menopausa e meninas antes da primeira menstruação tendem a ter menor fluxo por conta dos menores níveis do hormônio estrogênio no organismo. Durante a gestação, perto da ovulação, uma semana antes do período menstrual ou ainda com o uso de pílulas anticoncepcionais, excitação sexual, adesivos ou anel vagina a tendência é que a secreção se torne mais perceptível.
 
Assim como cada pessoa tem um cheiro característico, a secreção por ela eliminada também pode ter. O que diferencia uma secreção normal de uma problemática é o fato de ela incomodar ou não a mulher, seja pelo odor, por conta de coceiras ou outros sintomas. Mesmo que não seja agradável, seu odor não pode gerar desconforto.
 
A coloração da secreção vaginal pode mudar durante as fases do ciclo menstrual. Na maior parte do tempo ela é transparente ou ligeiramente esbranquiçada, mas, no meio do ciclo menstrual, costuma ter aspecto de clara de ovo. Também é possível que ela apareça ligeiramente amarelada na calcinha por conta de reações químicas que a secreção sofre quando entra em contato com o ambiente externo.
 
Fonte: Minha Vida

Copyrights © 2019: Clínica Dr. Renato Nisenbaum - Todos os direitos reservados
site desenvolvido pela Vioti Comunicação